Histórico

O PPGC oferece vagas anuais para ingresso no primeiro semestre de cada ano letivo, distribuídas entre suas duas linhas de pesquisa. Os candidatos selecionados e que se tornam alunos regularmente matriculados no PPGC/UFRPE precisam integralizar um mínimo de 440 horas em disciplinas, equivalentes a 30 créditos.

As aulas do PPGC são ministradas nos turnos da manhã e da tarde de segunda a sexta. Os dias da semana e os turnos específicos para cada uma das disciplinas ofertadas no primeiro e no segundo semestre letivo de cada ano são divulgados na semana anterior à realização da matrícula dos alunos. 

Para concluir o curso e obter o título de Mestre em Controladoria, os alunos do PPGC, adicionalmente aos 30 créditos em disciplinas, precisam homologar projeto de dissertação até o última dia letivo do primeiro ano matriculado no curso, obter conceito "Aprovado" em exame de interpretação de texto em inglês, publicar pelo menos um artigo em coautoria com docente do programa em anais de eventos científicos da área, publicar pelo menos um artigo em coautoria com docente do programa em periódico acadêmico listado no Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) referente à área na qual o PPGC esteja vinculado, obter conceito "Aprovado" na apresentação de uma dissertação, entregar termo de autorização de submissão de artigo e submeter um artigo derivado da dissertação defendida em coautoria com seu respectivo orientador para publicação em periódico listado no Qualis da CAPES. O prazo máximo para a conclusão do curso é de 24 meses.

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

O programa possui conceito 3 da Capes e recebe bolsas de estudos da CAPES e da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).

Atualmente, o PPGC possui três bolsas de Demanda Social da CAPES, bem como dispõe de outras quatro bolsas referente a um Projeto de apoio aos Programas de Pós-Graduação CAPES/FACEPE.    

Objetivos do Programa

De acordo com essa proposta acadêmica, o PPGC/UFRPE possui os seguintes objetivos específicos:

  • Contribuir para as atividades de ensino e pesquisa em stricto sensu na área de controladoria na região Nordeste;
  • Fomentar jovens estudantes acadêmicos, bem como profissionais já estabelecidos no mercado, para a realização de pesquisas científicas qualificadas na área de controladoria;
  • Fomentar a produção e disseminação de conhecimento científico na área de controladoria.
  • Ofertar profissionais capacitados para a atuação na área de controladoria.