A proposta de criação do PPGC foi recomendada pelo Conselho Técnico Científico - Ensino Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (CAPES/MEC) em Dezembro de 2014 e uma autorização foi dada para o início das atividades acadêmicas do PPGC em 2015.

Planejamento tem estado presente dentro do PPGC deste a concepção de sua proposta. Considerando as especificidades de seu corpo docente e do histórico de pesquisas e produção intelectual, tem sido adotada uma filosofia de pensamento estratégico de posicionamento na área de ciências contábeis como base norteadora desde a elaboração do APCN em 2014, responsável pela definição do seu escopo de atuação acadêmica até hoje, dando continuidade à sua trajetória de trabalho.

A missão do PPGC é ofertar um Mestrado Acadêmico de qualidade em Ciências Contábeis para usuários internos, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa em controladoria, capazes de agregar valor, tanto para seus egressos quanto para a sociedade, criando e disseminando conhecimentos para otimizar a eficácia das entidades e dos profissionais da área, focando demandas e desafios decorrentes da contínua busca por desempenho, eficiência e competitividade, através da adoção de uma perspectiva estratégica no uso dos recursos.

O PPGC é o único Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES, da Área Básica de Ciências Contábeis, localizado nas regiões Norte e Nordeste, que possui Área de Concentração em Controladoria e que atua exclusivamente no campo investigativo voltado para usuários internos.

O objetivo geral do PPGC é prover formação acadêmica de qualidade na área de controladoria.

A partir de sua proposta acadêmica, o PPGC/UFRPE possui os seguintes objetivos específicos:

• Contribuir para as atividades de ensino e pesquisa em stricto sensu na área de controladoria na região Nordeste;

• Fomentar jovens estudantes acadêmicos, bem como profissionais já estabelecidos no mercado, para a realização de pesquisas científicas qualificadas na área de controladoria;

• Fomentar a produção e disseminação de conhecimento científico na área de controladoria.

• Ofertar profissionais capacitados para a atuação na área de controladoria.

Levando em consideração a missão e os objetivos do PPGC, após o credenciamento do PPGC junto à CAPES no final de 2014, a operacionalização de planejamento estratégico adotada pelo PPGC até o momento pode ser estruturada considerando dois períodos distintos, a saber:

a) Período 2015-2020;

b) Período 2021-2024.

Planejamento de longo prazo para o período 2015-2020

Com relação ao planejamento de longo prazo, sua primeira edição se realizou em janeiro de 2015, antes do início de suas atividades acadêmicas em março daquele ano, considerando a filosofia de pensamento estratégico de posicionamento como base norteadora, o PPGC estabeleceu três diretrizes estratégicas norteadoras que abrangeriam tanto o primeiro biênio de atividades (2015-2016), período de implantação do Programa, quanto o primeiro quadriênio completo de atividades (2017-2020), a saber:

I - Inserção institucional do PPGC na área acadêmica da qual ele faz parte;  

II - Inserção regional do PPGC, tanto no âmbito do Estado de Pernambuco, quanto no âmbito da região Nordeste;

III – Geração e difusão do conhecimento gerado pelas atividades acadêmicas do PPGC.

Com relação à inserção institucional do PPGC na área, imediatamente após o recebimento da autorização de funcionamento da CAPES, o PPGC solicitou filiação junto à Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). Esta decisão institucional teve a finalidade de integrar o PPGC junto à comunidade acadêmica nacional da área de Ciências Contábeis desde o início de suas atividades. O PPGC tem marcado presença em todas as assembleias e demais eventos realizados pela ANPCONT.

O PPGC também tem participado dos encontros dos Programas da área realizados pela CAPES, em Brasília. O PPGC esteve presente no Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo realizado em Agosto de 2016, em Brasília. Naquela ocasião, foram apresentadas as diretrizes da avaliação, bem como foram discutidos os principais aspectos referentes ao futuro da área. O Programa também esteve no Seminário de Meio Termo da Área realizado em Setembro de 2019, também em Brasília.

Com relação à inserção regional do PPGC no período 2015-2020, o PPGC considerou ações voltadas para a construção de laços institucionais, bem como para a participação em eventos acadêmicos realizados na região. Sobre os laços institucionais, o PPGC tem desenvolvido atividades de cooperação acadêmica com três Universidades importantes da região.

A principal cooperação acadêmica do PPGC é a Universidade Federal da Paraíba.  Esta cooperação tem sido operacionalizada entre o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis através da atuação de docentes em ambos os programas, ministrando aulas e orientando alunos de Mestrado e de Doutorado, bem como coordenando projetos de pesquisa e realizando atividades técnicas. O professor Antônio André Cunha Callado, da UFRPE, atua como docente permanente do PGCC/UFPB, enquanto o professor Aldo Leonardo Cunha Callado, da UFPB, atua como docente permanente do PPGC/UFRPE.

Até o presente momento, diversas orientações já foram concluídas. Além disso, diversos Professores dos dois Programas têm participado de Bancas de Dissertação de Mestrado. Esta cooperação têm gerado muitos frutos atuando através da coordenação de Projetos de Pesquisa, participação em Bancas de Dissertação associados a ensino, pesquisa, orientação e atividades técnicas, além de ter gerado inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e em eventos acadêmicos relevantes nacionais e internacionais.

A segunda cooperação acadêmica do PPGC é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ela tem sido operacionalizada entre o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Nesta cooperação, o professor Anailson Marcio Gomes, da UFRN, tem atuado como Docente Colaborador do PPGC, orientando alunos de Mestrado, realizado atividades técnicas e coordenando projeto de pesquisa. Desta cooperação, diversas orientações já foram concluídas. Também merece destaque os artigos publicados em periódicos nacionais e em eventos acadêmicos nacionais.

A terceira cooperação acadêmica realizada na região é com a Universidade Federal de Pernambuco. Ela tem sido operacionalizada entre o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPE. Esta cooperação acadêmica tem sido operacionalizada através de atividades técnicas referentes à avaliação de artigos científicos, participação em bancas de dissertação e atuação em comissões de trabalho.

A participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos realizados na região tem sido uma ação muito eficaz para a inserção regional do Programa. Regularmente, o PPGC tem participado dos seguintes eventos:

i) Seminário Acadêmico de Contabilidade do Vale do São Francisco (SEACON);

ii) Congresso UFPE de Ciências Contábeis (CONUCIC);

iii) Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (CONCICAT);

iv) Simpósio de Controladoria da UFRPE (SIMPCONT).

Com relação à geração e difusão de conhecimento, o PPGC tem realizado pesquisas de qualidade e as dissertações defendidas até o momento tratam controladoria no contexto organizacional de instituições públicas (Governo do Estado de Pernambuco; Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco; Ministério Público do Estado de Pernambuco; Secretaria de Controladoria do Estado de Pernambuco; Prefeitura Municipal de Petrolina; COMPESA; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Instituto Brasileiro de Museus), privadas (Indústria de transformação da Região Metropolitana de Recife; Setor sucroalcooleiro de Pernambuco; Setor de Petshop de Recife; Setor atacadista de alimentos da Região Metropolitana de Recife; Setor varejista da Região Metropolitana de João Pessoa) e terceiro Setor (Movimento Pró-Criança).

Outro aspecto relevante a ser destacado sobre a contribuição do PPGC para a difusão de conhecimento Região Nordeste se refere à disseminação de conhecimento através do Simpósio de Controladoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIMPCONT). Desde sua primeira edição, em 2016, o SIMPCONT tem buscado atuar como um ponto de convergência para docentes, estudantes e profissionais da área de controladoria. Tradicionalmente, a palestra de abertura do evento é proferida por uma personalidade de relevância da área, seja do setor público ou do setor privado, destacando a palestra da primeira edição que foi proferida pelo Secretário Executivo da Secretaria de Controladoria do Estado de Pernambuco. Em termos acadêmicos, nas quatro edições já realizadas, o SIMPCONT tem recebido submissões oriundas de Instituições de Ensino de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, bem como de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Em seus anais já se encontram publicados cento e seis artigos científicos avaliados e selecionados após Double Blind Review.

Planejamento de longo prazo para o período 2021-2024

Para a segunda versão do planejamento de longo prazo foram percorridas diversas etapas. A primeira, ocorrida em 2019, foi conduzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), constituiu uma Comissão formada por docentes e discentes da Pós-graduação, assim como por membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para iniciar o processo institucional de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação, com base na recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), buscando prover um primeiro passo para o Planejamento Institucional relacionado ao crescimento e à consolidação da Pós-graduação, com qualidade acadêmica e responsabilidade social.

Essa Comissão utilizou como base um modelo de avaliação elaborado por outra instituição de ensino superior, o qual era constituído por questionários personalizados para as categorias Discentes, Docentes e Técnicos em Administração vinculados aos PPG. Em seguida, os questionários, adaptados pela Comissão às particularidades da UFRPE, foram encaminhados para as coordenações dos Programas de Pós-graduação (PPG), para conhecimento e sugestões. Depois de realizadas as adequações sugeridas, a PRPPG transformou os questionários em formulários eletrônicos e os enviou às coordenações dos PPG, para posterior encaminhamento a seus discentes, docentes e técnicos administrativos. Deste trabalho foi elaborado o I RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE (www.prppg.ufrpe.br), visando aprimorar a gestão da pós-graduação e da pesquisa realizada na instituição e se consolidar como referência nas suas diferentes áreas de atuação.

Paralelamente a esta ação, o PPGC participou do Seminário de Meio-Termo realizado pela Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, realizado também em 2019.

A partir do que foi discutido no Seminário de Meio Termo e trabalho realizado pela PRPPG, o programa elaborou instrumentos próprios para avaliar suas atividades e subsidiar o planejamento para o Quadriênio 2021-2014. Em março de 2021, foi realizado o I Seminário de Autoavaliação e Planejamento do PPGC. Deste seminário, o PPGC estabeleceu quatro diretrizes estratégicas norteadoras, a saber:

I – Aprimoramento da consistência interna do PPGC;

II – Melhoria da qualidade de processos e produtos do PPGC;

III – Expansão da internacionalização do PPGC;

IV – Consolidação do impacto social do PPGC.

Estas quatro diretrizes estratégicas formam a base da estratégia do PPGC para os próximos quatro anos.