Melhoria contínua no PPGC

A cada ano, o PPGC tem buscado o aprimoramento contínuo de suas atividades direcionando esforços específicos para autoavaliação em quatro aspectos centrais: A oferta de disciplinas; A seleção de alunos; O ensino em sala de aula; As publicações em periódicos de alto impacto.

 

I - Oferta de disciplinas

O primeiro dos aspectos focados pela busca de melhoria contínua é a oferta de disciplinas e tem sido operacionalizado em duas etapas distintas. Na primeira etapa, o PPGC define o elenco de disciplinas a serem ofertadas no primeiro e no segundo semestre letivo. Na segunda etapa, são definidos os horários específicos de oferta para as disciplinas efetivamente ofertadas nos dois semestres letivos

Ao final de cada ano letivo, a oferta de disciplinas tem sido objeto de autoavaliação em termos de fluxo de oferta dos conteúdos, complementariedade das competências, o balanceamento das dificuldades e desafios enfrentados pelos alunos matriculados. O PPGC considera que a oferta de disciplinas está diretamente vinculada à qualidade da formação discente.  Ao longo dos 5 (cinco) anos de sua existência, distintas combinações de oferta de disciplinas foram testadas em busca do aprimoramento contínuo do seu processo de formação mais importante.

 

II - Seleção de alunos

O segundo aspecto pretendido para melhoria contínua se refere à seleção de novos alunos. O planejamento desta atividade também tem sido operacionalizado em duas etapas distintas. A primeira etapa consiste no planejamento das fases que irão compor o processo seletivo, enquanto a segunda fase aborda o planejamento dos conteúdos e das competências que serão consideradas para a avaliação dos candidatos, tanto em termos dos instrumentos de aferição de conhecimento, quanto com relação à avaliação curricular.

Ao final de cada processo seletivo, o processo seletivo tem sido objeto de autoavaliação considerando a eficácia dos instrumentos utilizados para aferir conhecimento dos candidatos (provas de conhecimento em contabilidade gerencial e de interpretação de texto em inglês), bem como sua trajetória em termos de formação e atividades realizadas (análise curricular). O PPGC considera que o processo seletivo seja transparente e objetivo e tem realizado reflexões que visam o aprimoramento contínuo de seu processo de seleção de novos alunos.

 

III - Ensino em sala de aula

O terceiro aspecto que o programa tem buscado aprimoramento está vinculado ao ensino em sala de aula. Esta atividade possui planejamento descentralizado. Cada docente é responsável pelo planejamento da(s) disciplina(s) que ministrará ao longo do ano letivo, tanto no que se refere às estratégias de ensino/aprendizagem que pretende utilizar, quanto aos instrumentos de apoio.

As abordagens de autoavaliação de ensino têm sido executadas de maneira esporádica e sem considerar procedimentos padronizados para esta finalidade. O PPGC entende que as estratégias e os instrumentos de ensino tendem a assumir particularidades derivadas da  formação e das vivências profissionais dos docentes e que uma abordagem padronizada voltada para a autoavaliação desta atividade possa inibir ou restringir práticas de ensino específicas apropriadas para algumas disciplinas em comparação às demais.

 

IV - Publicações em periódicos de alto impacto

Outro ponto que tem requerido aprimoramento contínuo está associado à produção científica dos Docentes Permanentes e dos seus egressos. A partir de um estímulo contínuo para a submissão de artigos para periódicos com alta qualificação, o número de publicações em periódicos pertencentes aos estratos B1, A2 e A1 do Qualis tem melhorado a cada ano, mas ainda não atingiu o nível desejado pelo Programa.

Ao final de cada ano, o PPGC faz um levantamento das publicações de seus docentes e seus discentes para monitorar a evolução do perfil de suas publicações Os esforços feitos para a publicação de artigos em periódicos internacionais já têm demonstrado resultados efetivos, inclusive em periódicos internacionais com fatores de impacto JCR e Scopus.

 

Autoavaliação Institucional no PPGC

 

A partir do Relatório do Seminário de Meio Termo realizado em 2019, o PPGC realizou duas reuniões internas com a finalidade de institucionalização de processos formais de autoavaliação. Logo em seguida, dois docentes do PPGC participaram de reunião com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRPE em busca de suporte para a operacionalização da autoavaliação.

Ainda em 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) constituiu uma Comissão formada por docentes e discentes da Pós-graduação, assim como por membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para iniciar o processo institucional de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação, com base na recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), buscando prover um primeiro passo para o Planejamento Institucional relacionado ao crescimento e à consolidação da Pós-graduação, com qualidade acadêmica e responsabilidade social.

Essa Comissão utilizou como base um modelo de avaliação elaborado por outra instituição de ensino superior, o qual era constituído por questionários personalizados para as categorias DISCENTES, DOCENTES e TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO vinculados aos PPG. Em seguida, os questionários, adaptados pela Comissão às particularidades da UFRPE, foram encaminhados para as coordenações dos Programas de Pós-graduação (PPG), para conhecimento e sugestões.

Depois de realizadas as adequações sugeridas, a PRPPG transformou os questionários em formulários eletrônicos e os enviou às coordenações dos PPG, para posterior encaminhamento a seus discentes, docentes e técnicos administrativos (FASE DE EXECUÇÃO). Como participante deste processo, o PPGC utilizou estes questionários para a realização de sua primeira autoavaliação institucional formal.

Após o período instituído para execução, os dados obtidos de cada PPG foram encaminhados separadamente para sua respectiva coordenação, com o objetivo de realizarem a análise e divulgação dos resultados (FASE DE ANÁLISE e DIVULGAÇÃO). Da mesma forma, a PRPPG procedeu a análise do conjunto de dados de todos os PPG, a qual resultou na elaboração do I RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE (www.prppg.ufrpe.br), visando aprimorar a gestão da pós-graduação e da pesquisa realizada na instituição e se consolidar como referência nas suas diferentes áreas de atuação.

No final de 2020, o PPGC concluiu a regulamentação do processo de autoavaliação institucional interna através da Resolução 05/2020, a ser realizado anualmente, antes do início das atividades do primeiro semestre letivo e operacionalizado por uma comissão de autoavaliação designada pelo Colegiado de Coordenação Didática do Programa (CCD), para esta finalidade.

A comissão de autoavaliação designada para a operacionalização no início de 2021 foi composta pelos docentes Antônio André Cunha Callado (Presidente), Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim (Membro) e Alessandra Carla Ceolin (Membro) que elaborou os questionários a serem utilizados na autoavaliação nos termos da Resolução 05/2020, para docentes (Anexo I) e discentes (Anexo II), considerando questões sobre os seguintes tópicos:

•          Gestão do programa;

•          Estrutura acadêmica;

•          Infraestrutura;

•          Ensino/aprendizagem;

•          Orientação;

•          Internacionalização;

•          Impacto na sociedade;

•          Autoavaliação docente/discente.

Os questionários específicos para docentes e discentes foram aplicados remotamente através de formulários eletrônicos gerados pelo GoogleForms no período de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2021. Após o período determinado para seu preenchimento, os dados obtidos foram tabulados para serem analisados pela Comissão.

O primeiro bloco de questões se referiu à gestão do Programa e foram considerados os seguintes aspectos:

  • Comunicação entre coordenação e docentes
  • Atendimento prestado pela coordenação
  • Regularidade das reuniões do CCD
  • Transparência das ações administrativas
  • Transparência do processo seletivo de alunos
  • Transparência do uso do PROAP
  • Acesso às Normas e Resoluções
  • Informações disponíveis no website
  • Estímulo à participação em eventos
  • Estímulo à publicação em periódicos

 

O segundo bloco de questões se referiu à estrutura acadêmica do PPGC tendo sido considerados os seguintes aspectos:

  • Adequação do conjunto de disciplinas para a formação discente
  • Fluxo de oferta das disciplinas
  • Complementariedade das disciplinas
  • Quantidade de disciplinas ofertadas
  • Carga horária das disciplinas
  • Adequação do horário das disciplinas

 

O terceiro bloco de questões abordou a infraestrutura explorando os seguintes aspectos:

  • Instalações físicas das salas de aula
  • Instalações físicas da coordenação
  • Acervo da biblioteca: físico/digital
  • Acesso digital às dissertações do PPGC
  • Acesso aos serviços remotos da UFRPE
  • Sala multimídia para videoconferência
  • Auditório
  • Gabinetes de trabalho dos docentes
  • Acessibilidade às instalações físicas
  • Segurança no Campus

 

O quarto bloco de questões se referiu ao ensino/aprendizagem e foram considerados os seguintes aspectos:

 

Ensino

  • Quantidade dos discentes
  • Nível de conhecimento dos discentes
  • Motivação dos discentes
  • Disponibilidade de tempo dos discentes
  • Assiduidade dos discentes nas aulas
  • Pontualidade dos discentes nas aulas
  • Pontualidade dos discentes na entrega das atividades
  • Relacionamento entre discentes e docentes
  • Qualidade das atividades desenvolvidas pelos discentes

 

 

Aprendizagem

  • Metodologias de ensino utilizadas
  • Ementas/programas das disciplinas
  • Critérios de avaliação utilizados
  • Bibliografia utilizada nas disciplinas
  • Assiduidade dos docentes nas aulas
  • Pontualidade dos docentes nas aulas
  • Comunicação entre docentes e discentes
  • Disponibilidade dos docentes para atendimento
  • Suporte dos docentes para a elaboração de artigos
  • Atividades de ensino em língua estrangeira

 

O quinto bloco de questões se referiu à orientação sob o ponto de vista de docentes e de discentes considerando os seguintes aspectos:

 

  • Relacionamento orientador x orientando
  • Disponibilidade do orientando para receber orientação
  • Estímulo dos orientandos à publicação em coautoria
  • Nível de comprometimento dos orientandos com a dissertação
  • Qualidade do projeto de dissertação
  • Qualidade da versão final da dissertação
  • Disponibilidade do orientador para dar orientação 
  • Estímulo do orientador à publicação em coautoria
  • Acompanhamento recebido na elaboração do projeto
  • Nível de comprometimento do orientador com a dissertação

 

O sexto bloco de questões abordou a internacionalização explorando os seguintes aspectos:

  • Parcerias internacionais do PPGC
  • Estímulo para envolvimento com internacionalização
  • Atuação como avaliador de artigos para periódicos internacionais
  • Atuação como avaliador de artigos para eventos internacionais
  • Estímulo à participação em eventos internacionais
  • Estímulo à publicação em periódicos internacionais
  • Conhecimento sobre parcerias internacionais do PPGC

 

O sétimo bloco de questões abordou o impacto social do Programa considerando os seguintes aspectos:

  • Impacto das dissertações na sociedade
  • Impacto das publicações na sociedade
  • Impacto na atuação profissional dos alunos e egressos
  • Impacto da atuação do PPGC na região
  • Impacto da atuação do PPGC na área de conhecimento
  • Cooperação acadêmica com outros PPGs da área

 

O oitavo bloco de questões abordou a autoavaliação de docentes e de discentes os seguintes aspectos:

 

Docentes

  • Satisfação com o PPGC
  • Relacionamento com a coordenação
  • Relacionamento com o corpo docente
  • Relacionamento com o corpo discente
  • Assiduidade e pontualidade às aulas
  • Assiduidade às reuniões do CCD
  • Cumprimento do calendário acadêmico
  • Atualização das referências utilizadas
  • Tempo dedicado aos orientandos
  • Participação nas decisões do PPGC
  • Disponibilidade para internacionalização
  • Disponibilidade para ações de impacto social

 

Discentes

  • Motivação para fazer o curso
  • Relacionamento com a coordenação
  • Relacionamento com o corpo docente
  • Relacionamento com o corpo discente
  • Assiduidade às aulas
  • Pontualidade às aulas
  • Dedicação às leituras sugeridas pelos docentes
  • Cumprimento das atividades exigidas pelas disciplinas
  • Tempo dedicado ao curso
  • Disponibilidade para internacionalização
  • Disponibilidade para ações de impacto social

O relatório da autoavaliação de 2020 se encontra publicado no website do PPGC.